domingo, 13 de maio de 2012

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE



                                                                                         

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO  INDIVIDUAL (PDI) - DF 



PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO:  maio a julho
PROFESSORA DO AEE:             Sandra
PROFESSORA DA CLASSE REGULAR: Maria
 IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:
NOME COMPLETO: J S R
DATA DE NASCIMENTO: 20 de abril de 2006
NÚMERO DE IRMÃOS: uma irmã mais velha.  
RESIDE COM: os pais e a irmã.
O aluno ingressou na escola com cinco anos de idade, e frequenta a classe regular desde o ano 2011. Atualmente, está inserido no 1º ano do ensino regular.
O aluno é cadeirante e tem o diagnóstico de Paralisia cerebral com problema de ordem motora e de comunicação necessitando de apoio de profissionais especializados para favorecer o processo de inclusão escolar. Os pais procuram ser bastante colaborativos no que diz respeito às orientações pedagógicas e formas de estimular o filho em casa. A sala em que o aluno está inserido é composta de 29 alunos, incluindo o aluno com deficiência física. A porta está adequada à passagem da cadeira de rodas, o banheiro também é adaptado, mas o aluno precisa de auxílio para realizar a higiene corporal. Não está alfabetizado ainda, e na escrita apresenta limitações. Através de suas expressões faciais e gesticulações demonstra gostar da escola, sala de aula, colegas e da professora. Participa das atividades escolares ouvindo, observando, gesticulando com a mão D, e no balançar da cabeça. Usa um cinto para prendê-lo a cadeira devido ao posicionamento e equilíbrio.

- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:


·    Freqüência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): _02
·    Tempo de atendimento: 50min (em horas ou minutos)
·    Composição do atendimento: ( x ) individual    (   ) coletivo




Outros profissionais envolvidos
 Fonoaudiologia
terapeuta ocupacional
Fisioterapia

Orientações  a serem realizadas pelo professor de AEE
( X) orientação ao professor de sala de aula. Quais?
Acompanhar o desempenho do aluno na sala comum, orientando os professores na adequação curricular, atividades e estratégias de avaliação.
(X) orientação ao professor de Educação Física. Quais?
Auxiliar na elaboração de atividades que inclua o aluno deficiente, fazendo algumas adaptações.
(   ) orientação aos colegas de turma. Quais?
(X) orientação ao diretor da escola. Quais?
Orientá-lo sobre como garantir a participação do aluno com deficiência em todas as atividades propostas pela escola.
(X) orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
Orientar e acompanhar o trabalho do professor comum junto ao professor do AEE verificando a evolução deste aluno.
(X) orientação à família do aluno. Quais?
Que continue sempre estimulando e favorecendo a aprendizagem da criança através do acompanhamento escolar e médico.
(X) orientação aos funcionários da escola. Quais?
Sempre que observar qualquer comportamento inadequado tanto da criança como dos demais envolvidos com a escola que comunique imediatamente á Direção.

ÁREAS A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Área Cognitiva
·    Percepção- Orientação temporal e espacial;
·    Linguagem- Comprometimento na fala;

Área Motora
·    Desenvolvimento motor
                Limitação do MSE (membros superior esquerdo),
Dificuldade de estabilidade postural;
·    Capacidade motora
          Na manipulação de objetos com certa limitação.

Objetivos:
·    Adaptar os materiais utilizados pelo aluno facilitando seu manuseio;
·    Proporcionar o acesso ao currículo através da adequação curricular;
·    Utilizar equipamentos de forma a garantir sua aprendizagem.

ATIVIDADES DIFERENCIADAS

·         comunicação alternativa
·          informática acessível
·          adequação de material;
METODOLOGIA DE TRABALHO
·    Elaborar tipos de estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação alternativa: confecção, seleção, organização e adaptação.

RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
·    Prancha fixa sobre a carteira;;
·    Prancha frasal; (construção de sentenças ou frases sem precisar virar páginas);
·    Prancha fixa na parede (utilizar o calendário e agendas);
·    Computador
·    Tesoura adaptada;
·    Engrossador de espuma para lápis, pincéis, giz de cera, tubo de cola, rolo p/ pintura;
·    Apontador adaptado;
·    Fixação de papel à mesa com fita adesiva
·    Jogos variados (quebra-cabeças com velcro, jogos que estimula a leitura e escrita);
·    Adequação postural do aluno buscando orientações de profissionais especializados.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O período será trimestral e a avaliação deve ser contínua e de forma flexível, considerando as mudanças e progresso do aluno em suas necessidades especifica, e como também as alternativas de superação das dificuldades.

AVALIAÇÃO DO PERIODO
No final do período, descrever as conquistas do aluno e quais objetivos foi alcançado, no AEE. Registrar de que forma as ações do AEE repercutiram no desempenho escolar do aluno.
No final de cada período descrever as conquistas do aluno e quais os objetivos alcançados. Registrar os resultados atingidos diante dos objetivos lançados, detectando também as falhas ou necessidade de reestruturação do plano. O processo de avaliação estará centrado nos princípios da educação inclusiva.

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